Soluções

O BANDE é um conjunto de soluções que permitem a gestão automática e autónoma da água num edifício, numa habitação, escritórios, hotéis ou indústrias onde a água tenha um peso significativo no circuito de produção. O BANDE é uma solução modular constituído por vários módulos de funcionamento, integráveis e escaláveis, cada um adaptado a situações específicas:

Water Router

O módulo básico monitoriza consumos, detecta fugas e adapta o consumo do edifício às disponibilidades da rede pública de distribuição, sendo constituído por um Concentrador – water router – que recolhe e processa os dados obtidos pelos diversos sistemas primários e secundários existentes numa instalação.

O concentrador – water router – comunica as informações adequadas para os sistemas primários e secundários sendo a interface entre estes e a internet para ligação ao centro de suporte na SST.

As informações do centro de suporte SST contêm potenciais indicações sobre potenciais cortes e anomalias de fornecimento de água nos vários locais do país de forma a que cada solução BANDE instalada numa vivenda, edifício de escritório, hotel, tec. possa, com a devida antecedência, armazenar água nos seus reservatórios e implementar um dos vários planos de poupança existentes no sistema.

Water Dashboard

Sistema primário de medição e controlo

O Sistema primário de medição e controlo monitoriza em contínuo o uso da água solicitado pelo edificado e identifica perfis temporais de consumo.

Os dados enviados para o Water router, depois de tratados, permitem antever consumos e desvios.
Esta solução pode fechar a água de forma automática caso lhe comuniquem alguma anomalia ou se detectar ausência de movimento no edificado controlado.

Actua planos de contingência em função das informações obtidas do Centro de Suporte SST, recorrendo à internet ou à Internet of Things, dependendo das condições existentes de comunicações.

Sistema Secundário

O Sistema secundário tem um comportamento em tudo idêntico ao sistema primário mas inclui controlo de fluxo da distribuição de água.

Pode implementar programas de distribuição de água de acordo com as prioridades dos diferentes usos (por exemplo, a alimentação e higiene são prioritários face a regas de jardim) seja regulando o débito, balanceando a sua distribuição no tempo ou mesmo no limite, implementando cortes sectoriais.

Reservatório de águas limpas

Quando o BANDE inclui um Reservatório de águas limpas, pode implementar planos de poupança automáticos, os quais modelam a distribuição do débito da água prolongando no tempo a sua disponibilidade em caso de racionamento ou previsível escassez, ou até de redução controlada de consumo.

Reservatório de águas cinzentas

A utilização de um Reservatório de águas cinzentas – graywaters – é importante quando os planos de poupança são activados, fruto de ofertas irregulares ou escassas de água pela rede. Nessas circunstancias as águas obtidas dos lavatórios e banhos são direccionadas para um reservatório adequado que, depois de devidamente filtradas de sabões e gorduras, podem ser utilizadas em autoclismos, lavagens e até em jardins.

BANDE - WR (water router)

Dialoga com todos os sistemas instalados no edificado e funciona como uma “ponte” entre estes e o CS SST. Fica ligado à internet ou à IoT.

BANDE - SP (Sistema primário)

O sistema primário de medição e controlo está preparado para gerir um ponto de acesso geral de abastecimento de água:

  • Mede o caudal da água do local onde está instalado e identifica perfis de consumo.
  • Toma decisões automáticas e autónomas de corte de água no local em caso de detecção de fugas, de recepção dessa informação.
  • Pode incorporar um sistema complementar de detecção de presença no local que o informa de que o local não está a ser usado.
  • Pode enviar avisos e alertas para um smartphone.
  • Pode ser reconfigurado remotamente.
BANDE - SS (Sistema secundário)
  • O sistema secundário é normalmente instalado em locais onde é importante a sub-medição, caso dos pisos num hotel, das lavandarias, zona dos quartos, etc.
  • Mede o caudal da água do local onde está instalado.
  • Reduz o caudal da água a fornecer em função dos planos de poupança em curso, prolongando deste modo a sua disponibilidade no tempo.
  • Toma decisões automáticas e autónomas de corte de água no local em caso de detecção de fugas ou de informação manual.
  • Corta a alimentação da água por comando remoto, necessária por exemplo quando há intervenções programadas.
  • Pode incorporar o sistema complementar de detecção de presença no local.
  • Pode ler a temperatura e humidade do local onde está instalado.
  • Pode ler a quantidade de luz no local avisando a abertura de porta ou o esquecimento desta aberta.
  • Envia avisos para um smartphone.
  • Pode ser reconfigurado remotamente.
BANDE - RAL (Reservatório águas limpas)
  • O RAL supre temporariamente, dependendo do seu tamanho, as necessidades de água de um dado local em caso de corte programado ou anomalia no abastecimento.
  • O seu sistema de controlo, em conjunto com a respectiva bomba de fluxo variável, garante a distribuição interna da água no local.
  • O seu débito é regulável adaptando-se ao plano de poupança vigente. Pode ser colocado em série com outros reservatórios expandindo a capacidade de reserva.
  • Em condições normais de operação, a água é armazenada em pequenas quantidades e sujeita a renovação constante garantindo assim a sua potabilidade.
BANDE - RAC (Reservatório águas cinzentas)
  • O RAC está reservado para o armazenamento de águas cinzentas.
  • Para ele confluem as águas reaproveitadas provenientes da higiene pessoal ou de outros usos de baixo impacto na sua qualidade onde são armazenadas para distribuição em usos menos nobres como sejam o enchimento de cisternas sanitárias. Possui um sistema de filtragem que garante que as águas reaproveitadas não afectam o funcionamento dos sistemas hidráulicos dependentes. Podendo, opcionalmente, ser dotado com um sistema de tratamento adicional da água, garantindo a sua utilização para limpezas e regas de jardins.
  • O sistema de controlo e respectiva bomba de fluxo variável garante o fornecimento de águas cinzentas na rede interna de distribuição de água, podendo o seu débito ser regulável adaptando-se ao plano de poupança vigente.
  • Pode ser colocado em série com reservatórios simples de modo a expandir a capacidade de reserva.
BANDE – CF (Configuração e formação)

A configuração do sistema BANDE é adequada no local, após instalação, podendo ser corrigida remotamente ou esperar que o modelo de “machine learning” a adeque ao normal funcionamento do local.

BANDE – A30 (Apoio durante 30 dias)
  • O apoio à instalação durante os próximos 30 dias, após instalação, é opcional apesar da sua importância e interesse que vai permitir calcular possíveis consumos e ou adequar hábitos anómalos que prejudicam o normal funcionamento do sistema.
  • O sistema implementa naturalmente uma monitorização em contínuo permitindo conhecer e ou implementar hábitos de consumo ou planos de poupança.
  • O grande objectivo do sistema BANDE não está contingentado a uma distribuição anómala da rede mas sim, a uma preocupação interna de utilizar adequadamente este recurso tão escasso que é a água, apesar de a gerir adequadamente na sua procura e na sua distribuição.
BANDE – CAT (Contrato de Apoio Técnico)
  • O CAT é um serviço de apoio aos resultados obtidos e de manutenção do sistema enquanto gerador de informação importante para gerir consumos primários, consumos secundários, planos de contingência e de uso de águas cinzentas.
  • Gera reportes e efectua análises preditivas mensalmente ou semanalmente dependendo dos valores e quantidades em jogo.
BANDE – Outsourcing
  • Serviço de chave na mão prestado integralmente pela SST e parceiros financeiros a estudar caso a caso.
  • Este serviço é totalmente financiado pela SST pagando o cliente apenas um valor mensal a acordar.